23 de out. de 2008

A Graça, a Fé e a Santificação


. . Quantas vezes nos pegamos lutando com um pecado habitual, nos sentindo momentaneamente derrotados e corremos ao trono da graça de Deus para clamar por misericórdia?
. . Uma coisa que precisamos entender sobre Graça Soberana é que se Deus em sua soberania e bondade não tivesse regenerado nosso coração jamais iríamos clamar por misericórdia. Então se Ele, “segundo a boa vontade dele, já efetuou no querer, certamente também efetuará no realizar” (Fp 2: 13); e se “começou a boa obra, certamente a terminará” (Fp 1: 6), pois não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” (Nm 23: 19).
. . “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hb 4:16). Pois “Ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.” (Tg 4: 6-10)
. . Tenhamos, portanto essa confiança, porque, sim, “Ele é poderoso para impedir-nos de cair e para apresentar-nos diante da sua glória sem mácula e com grande alegria” (Jd 24)

-Vinícius M. Pimentel

2 | COMENTE AQUI:

Anônimo disse...

Vini,

Destaco o que disse:

"Uma coisa que precisamos entender sobre Graça Soberana é que se Deus em sua soberania e bondade não tivesse regenerado nosso coração jamais iríamos clamar por misericórdia."

É triste notar que muitos crentes, na falta do que se orgulhar, orgulham-se de ter aceitado a graça.

Este homem velho não tem jeito...

Em Cristo,

Clóvis

Juan de Paula disse...

Vinícius,

obrigado pela indicação de Spurgeon. Hoje mesmo vendo um filme que me fez pensar sobre a paixão pela pregação do Evangelho, logo me veio a mente conselhos deste servo de Deus.

Parabéns pelas 2000 visitas - o Senhor continue a te usar para a glória Dele.

Postar um comentário

Muito obrigado pela leitura e pelo comentário,

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona


Voltemos juntos ao Evangelho,
Vini